segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Fotos de nosso produto





Um chope pra distrair

O calor é amigo do chope. É impossível viver-se com temperatura superior a 30 graus sem tomar um chope.

E eu imagino o que devem estar faturando por aqui as cervejarias com este calor escaldante que está fazendo.

Porque este calor está nos equiparando ao Rio de Janeiro. A cidade do Rio de Janeiro já tem praia. Porto Alegre por exemplo, que não tem praia de mar, vê seus habitantes sairem correndo para o Litoral.

Tanto que em fevereiros passados o trânsito em Porto Alegre tinha muito mais carros do que tem neste fevereiro que estamos vivendo.

Ontem, lógico que também por causa dos feriados de Carnaval, a cidade ficou vazia, tenho a impressão de que só eu fiquei por aqui, a debandada foi geral.

*

Seguidamente vejo pessoas se indagando se gostam mais do verão ou do inverno. Pelo que noto, os que adoram o verão o fazem para fugir dele para as praias. Interessante, gostam de uma estação para fugir dela.

Voltando ao chope, fulcro desta coluna, em São Paulo cada habitante consome 68 litros de chope por ano. No Rio de Janeiro, quase dobra o consumo, os cariocas bebem 105 litros de chope por ano, por pessoa.

No Rio de Janeiro, aquela cidade fantástica, tudo que é prazer é mais exagerado. Bebem mais chope que os paulistas, comem feijoada mais que nos outros Estados brasileiros, não há restaurante carioca que não venda feijoada durante o ano inteiro.

Com tanta feijoada sendo assim devorada, é lógico que o consumo de chope no Rio tem de ser o recordista.

Quem mais bebe chope e cerveja no mundo são os alemães, seguidos dos austríacos e holandeses.

Mas eu duvido que bebam mais que os cariocas, pelo simples fato de que o calor impera no Rio de Janeiro durante todo o ano, enquanto a Europa é um dos continentes do frio.

Só que os alemães gostam tanto de chope que eles o bebem até mesmo quando o inverno está rigoroso. Essa é a diferença entre eles e nós.

*

Já li que a cerveja é a bebida mais consumida em todo o mundo. Será que ela é mais consumida que a Coca-Cola?

O fato é que o chope tem um poder refrescante extraordinário, parece que em um minuto todo o corpo fica inundado por um frescor incomparável, a impressão que se tem é que todas as artérias são dominadas pelas propriedades refrescantes do chope gelado.

Não há bar em que se vá, no Litoral, nas cidades, em que não seja dominante nas mesas o chope bem gelado.

O famoso boteco Bracarense, no Rio de Janeiro, Leblon, lendário pelo seu bolinho de bacalhau, vende 16 mil litros de chope por mês, não há quem sente em suas mesas e não peça chope, é um sacrilégio solicitar um refrigerante, quem o fizer está sujeito a uma vaia.

O Belmonte, no Flamengo, um boteco de apenas 100 metros quadrados de extensão, não fica atrás, vende 15 mil litros de chope por mês. O chope é uma religião no Rio de Janeiro.

*

E com este calor de 40 graus que nos ronda aqui no Sul equiparamo-nos ao Rio de Janeiro em consumo de chope. Só por estes dias, mas nunca se bebeu tanto chope no Rio Grande do Sul, em toda a história, como neste verão.

E como sou filho de Deus e tenho os meus direitos, termino esta coluna ansioso por sair correndo daqui e ir tomar o meu chopinho, que não é meu hábito, mas com este clima passou a ser meu dever.

Chope com bolinho de batata.

Fonte: Blog de Paulo SantAna

A Europa lidera o ranking de consumo de chopp e cerveja no mundo

O que explica a liderança da Europa no ranking de consumo de chopp e cerveja é o fato de que no século XIX a cerveja era um alimento, era servida no café da manhã e feito pelas mulheres. Em consumo per capita, a Republica Tcheca, Alemanha, Irlanda e Luxemburgo encabeçam a lista de maiores consumidores.

A Alemanha, onde o consumo chega a 123 litros/ano por pessoa, conquistou o título de país das cervejas em virtude de mais de 1.200 cervejarias e choperias ativas na produção de mais de 5.000 marcas. Munique se destaca com a maior e mais famosa chopperia do mundo, a HOFBRAUHAUS, a HB, que recebe cerca de 1,2 milhões de visitantes por ano e tem um consumo médio de 5.000 litros por dia. Pedro Ernesto Obino, visitante da HB, afirma que a cervejaria mais antiga do mundo é fantástica."Sentamos em mesas com mais de 3.500 pessoas para degustação, é inacreditável. A cerveja ou chopp lá, só é servida em litro, o que mostra o quanto é comum beber assim para eles".

O grande consumo entre os alemães é curioso aos visitantes que se encantam com a cultura do local. Marco Antonio Zanella, residente na Alemanha por seis meses diz que no início ficou abismado com o consumo corriqueiro. "Beber cerveja lá é extremamente comum, eles bebem ao meio dia, à tarde, à noite. Não tem hora".
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...