segunda-feira, 6 de junho de 2011

" O CHOPE NO BRASIL"

O delicioso chope que se toma hoje em dia sofreu inúmeras transformações ao longo do tempo, mas você sabia que ele já tem mais de cinco mil anos? Os primeiros registros encontrados sobre o chope datam de pelo menos 5.400 anos atrás, quando os sumérios produziam a bebida para oferecê-lo à deusa Nina. Além disso, ele era utilizado pelas egípcias, que tinham a crença naquela época de que o chope era uma verdadeira fonte da juventude, e também como pagamento a trabalhadores.
A bebida possuía um sabor muito mais forte e uma coloração bem mais escura do que o chope que conhecemos hoje. Já na Idade Média, ele ganhou aroma e sabor mais parecidos com os do séc. XX, graças a monges católicos que produziam chope nos mosteiros.
Alguns séculos depois, os cervejeiros de Pilsen (cidade localizada na República Tcheca) foram responsáveis por um dos maiores avanços do chope ao descobrir a baixa fermentação, em 1839.

Dessa forma, o chopp ficou bem mais claro e suave comparado à época que foi criado, além de alcançar uma maior duração.

Já em 1876, Louis Pasteur publicou estudos ligados à fermentação de microorganismos, que resultaram na criação da pasteurização. Para quem não sabe, é a pasteurização que difere o chopp da cerveja. Ou seja, como os dois eram crus, não havia diferença entre ambos.

Nacionalmente falando, os brasileiros tiveram acesso ao chopp no ano de 1808. Ele veio da Europa para o Brasil através da família real portuguesa, que estava de mudança para o antigo Brasil-Colônia. Já a fabricação do primeiro chopp que se tem notícia no país aconteceu pela primeira vez apenas em outubro de 1836, quando um anúncio no Jornal do Comercio mostrava a "Cerveja Brazileira".

Fonte:www.misterbeer.com.br
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...