quarta-feira, 25 de maio de 2011

Dica de Receita: Bolo de Chocolate com Cerveja

250g de manteiga em temperatura ambiente
500g de açúcar mascavo, 4 ovos, 350g de farinha de trigo com fermento (ou 350g de farinha de trigo misturada com 1 colher de sopa de fermento em pó), 4 colheres (sopa) de cacau em pó, 350ml de cerveja escura (não a doce) Cobertura de chocolate, 185g de água, 80g cacau em pó, 240g de açúcar, 15g de gelatina em pó sem sabor (hidratada e dissolvida conforme o fabricante)
160g de creme de leite fresco

Numa batedeira coloque a manteiga em temperatura ambiente e o açúcar mascavo e bata até ficar cremoso. Adicione os ovos (um de cada vez) e bata bem.
Desligue a batedeira e com uma colher vá adicionando e misturando a farinha de trigo com fermento (ou farinha de trigo misturada com 1 colher de sopa de fermento em pó), o cacau em pó e em seguida a cerveja escura.
Numa assadeira redonda (20cm de diâmetro X 7cm de altura) untada com manteiga e polvilhada com chocolate em pó, despeje a massa e leve ao forno médio preaquecido a 180°C por cerca de 40 minutos.
Retire do forno, deixe esfriar, desenforme e regue várias vezes com uma cobertura de chocolate.
Cobertura de chocolate
Numa panela coloque a água, o cacau em pó, o açúcar e leve ao fogo médio até ferver. Retire do fogo acrescente a gelatina em pó sem sabor (hidratada e dissolvida conforme o fabricante) e o creme de leite fresco. Misture e deixe a mistura esfriar.

Reprodução Mais Você
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...