quarta-feira, 4 de maio de 2011

A FABRICAÇÃO DA CERVEJA/CHOPP

O primeiro passo da fabricação de cerveja/chopp é a recepção e o armazenamento do malte, adjuntos em silos e lúpulo em adegas.
Em seguida é realizada a trituração do malte. Depois, o malte moído é misturado com água e adição do adjunto (quando utilizado milho ou arroz) já préviamente cozido.
Após isso, há a clarificação do mosto que é a separação das cascas do malte e do cereal adjunto para se extrair só o mosto em forma líquida, mediante filtração.
Na cocção é acrescentado ao mosto o lúpulo e a High Maltose (quando esta é utilizada como adjunto cervejeiro) e é fervido a 100 C.
Em seguida, o mosto é encaminhado para tinas de decantação e depois resfriado com o auxílio de trocadores de calor.
O sétimo passo é a fermentação que consiste na transformação dos açúcares fermentáveis, em álcool e gás carbônico, pela ação do fermento. O tempo de fermentação varia conforme o tipo de cerveja.
Na maturação a cerveja fermentada é armazenada, a baixa temperatura e sob pressão, durante mais ou menos 15 dias dependendo do tipo de cerveja.
A filtração confere à cerveja aquela cor cristalina típica, o brilho, a transparência e o sabor característico. É nessa etapa que são adicionados os aditivos.
Nesse momento já temos a chamada cerveja crua, o chope, que já está pronto para ser embarrilado e distribuído, pois não é pasteurizado.
No engarrafamento as garrafas são lavadas por máquinas automáticas, e rigorosamente inspecionadas passando, depois de cheias, pelo pasteurizador.
A pasteurização tem por objetivo inibir os microorganismos nocivos a sua durabilidade e é feita a uma temperatura de 60º C por um período de 20 minutos.Após serem pasteurizadas as cervejas em garrafa são rotuladas.
Por fim, os barris de chopp, engradados plásticos com cervejas em garrafa e caixas de cerveja em lata ou long neck, são transportadas por esteiras para os caminhões de entrega na revenda.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...