quarta-feira, 3 de março de 2010

BEBA CERVEJA E CHOPE E COLABORE COM SEU CORAÇÃO!

Estudos comprovam que cerveja e chope, assim com o vinho, fazem bem à saúde e auxiliam na prevenção de doenças.

por Maíra Porto
É só convidar para tomar uma cervejinha que aquele amigo que está de regime já vem dizendo que cerveja engorda. Não é bem verdade. Inclusive já publicamos uma matéria falando sobre as origens da ‘barriguinha de cerveja’ (confira na edição 2). A cerveja, embora poucas pessoas saibam, faz bem para saúde. Isso mesmo, a cerveja faz bem para a saúde! Mas como assim?

Detentora de inúmeros componentes necessários a uma alimentação diária saudável e composta por mais de 90% de água, a cerveja de qualidade elevada e consumida com moderação traz inúmeros benefícios à saúde.

Segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv) a cerveja possui vitaminas, minerais, carboidratos e proteínas, além do álcool que como todos sabem, consumido sem exagero, também é benéfico. Ainda segundo o Sindicerv, as cervejas são repositoras de eletrólitos e possuem 400kcal/litro, o que corresponde a aproximadamente 15% das necessidades diárias de um adulto e equivale, em termos de proteína, a 100g de carne, 700ml de leite integral ou seis ovos cozidos. Os sais minerais incluídos em sua composição - 0,4g/l - correspondem a 10% das necessidades de um ser humano.

Além disso, as cervejas são ricas em vitaminas, em especial as do complexo B, que proveem em grande maioria do fermento, organismo vivo da fabricação da cerveja que transforma carboidrato, na forma de açúcar, em álcool e gás carbônico. Elas auxiliam no funcionamento dos músculos, nervos e cérebro; colaboram para a manutenção dos tecidos e atuam no metabolismo dos carboidratos e gorduras. Os minerais, como cálcio e fósforo, são essenciais para a composição dos ossos; e o potássio, junto com o cálcio, assegura, entre outros benefícios, o bom funcionamento do coração.

A cerveja pode ainda auxiliar na prevenção da osteoporose. Foi o que comprovou um estudo apresentado no 1º Simpósio Interna¬cional sobre a Cerveja, em Valên¬cia (Espanha). Os especialis¬tas em Epidemiologia, Nutrição e Cardiologia concluiram que o con¬sumo moderado de cerveja pode contribuir para a prevenção da os¬teoporose, dado que o silício con¬tido na bebida está presente na sua forma bioactiva, facilitando a sua absorção pelo organismo.

Em relação à osteoporose existem muitos outros trabalhos, o ortopedista inglês Jonathan Powell, do King’s College diz que o etanol, presente no álcool, afeta a saúde dos ossos, mas a cerveja, por sua vez, além de ter as menores porcentagens etílicas, possui silício em sua fórmula. A substância, um mineral presente no solo, está tanto na água quanto no malte que vai dar origem à cerveja, e é tão importante para a saúde óssea quanto o zinco e o cálcio.

Consumo diário
Lembra aquela história de que um cálice de vinho por dia faz bem ao coração? Pois é, isso também é válido para a cerveja, embora a quantidade seja um pouco diferente. O ideal seria o consumo moderado, no entanto, a dose ideal varia de pessoa para pessoa. Segundo um estudo da Associação dos Produtores Privados de Cerveja da Alemanha, o consumo de cerveja se limita a um litro por dia para os homens e meio litro para as mulheres – em torno de duas latas para mulheres e até quatro para os homens. "Isso porque o organismo feminino é mais suscetível aos efeitos do álcool do que o masculino", explicou o cardiologista alemão Ulrich Keil.

Não há evidências claras de que o vinho seja melhor para o coração do que a cerveja. Na verdade, o agente protetor é o álcool em si, presente nas duas bebidas. Um estudo comparativo entre os benefícios das duas bebidas foi realiza¬do na República Checa – o país europeu com maior índice de con¬sumo de cerveja por pessoa -, junto de 945 homens e 1.052 mu¬lheres. Os resultados alcançados mostram que os benefícios são similares e que as pessoas que consomem, em média, uma cerveja por dia estão mais protegidas contra as doenças cardiovasculares do que as que nunca ingerem a bebida. Contudo, o estudo orientado pelo professor inglês Martin Bo¬bak revelou igualmente que a proteção está associada apenas ao consumo moderado, já que as pessoas que bebem, em média, duas cervejas por dia têm maior risco de enfarte do que aqueles que não o fazem – os abstêmios.

Embora o álcool faça bem à saúde, na cerveja também estão presentes em sua fórmula um grupo de proteínas pré-digeridas, sais minerais e açúcares de fácil digestão, o que confere à bebida uma característica importante, o tamponamento, que reduz sensivelmente o seu efeito alcoolizante. Essa particularidade é perceptível principalmente quando se compara a ingestão de cervejas com a ingestão das mesmas quantidades de álcool contidas em outras bebidas. Confira a quantidade de nutrientes encontrados na cerveja e em outras bebidas alcoólicas no gráfico do Departamento de Agricultura do Governo dos Estados Unidos.

Benefícios
A relação da cerveja com a saúde tem sido muito discutida por especialistas da área, tanto é que em 2000 foi criado um encontro anual para se discutir a relação da cerveja com a saúde. Nesse encontro são apresentados pesquisas científicas e estudos realizados por pessoas de renome no assunto. O Simpósio de Saúde e Cerveja é realizado todos os anos na cidade de Bruxelas.

No simpósio de 2001 foi apresentado um trabalho que fala sobre a ação antioxidante da cerveja, já que os cereais e grãos são uma ótima fonte de antioxidantes. Além disso, as cervejas com alto teor de antioxidantes têm ainda grande quantidade de polifenóis, os quais também possuem propriedades antioxidantes comprovadas.

A propriedade antioxidante da cerveja provém dos flavonóides. Segundo Alvaro Dertinate Nogueira, farmacêutico, bioquímico e mestre cervejeiro, este composto químico, com propriedades antiinflamatórias e antioxidantes, vem do lúpulo e da casca da cevada malteada, produzindo o mesmo efeito benéfico de redução de radicais livres atribuído a ele quando inserido na alimentação ou através da ingestão de vinho.

Além disso, a cerveja escura, decorrente da grande concentração de flavonóides, auxilia na prevenção da formação de plaquetas e coágulo, segundo um professor de Wisconsin, EUA.

Um estudo mostra também que o lúpulo – um dos ingredientes principais da cerveja – possui ação antiinflamatória e compostos sedativos que combatem o estresse e induzem ao sono.

Além disso, a cerveja possui inúmeras propriedades nutritivas, como valor energético, vitaminas e minerais, presentes em suas matérias primas. O valor energético da cerveja varia desde 38 kcal em 100 ml nas loiras tradicionais (Pilsener) a 45 kcal nas cervejas preta, o que, comparado com outras bebidas, em especial as açucaradas, mostra que a cerveja contém menos calorias. Já a cerveja sem álcool tem em torno de 14 kcal por 100ml.

A cerveja ainda possui minerais necessários a uma alimentação diária saudável. Em 500 ml de cerveja podemos encontrar 10% das necessidades diárias de potássio; 22,5% de magnésio e até 20% das necessidades diárias de fósforo. Como possui pouco sódio, e a relação do potássio com o sódio ainda faz com que a cerveja seja diurética.

“Estudos recentes publicados em congressos em Portugal, Espanha e Alemanha demonstraram que a cerveja pode inclusive auxiliar na prevenção de algumas doenças. Segundo esses mesmos estudos, o álcool nas quantidades encontradas nas cervejas e respeitando-se um consumo máximo de 40 g de álcool por dia, ajuda na prevenção de cardiopatias como pressão alta ou variação de pressão, através da redução das pressões cistólica e diastólica e consequentemente os infartos”, nos conta Alvaro.

A cerveja também auxilia na prevenção do câncer do trato gastrointestinal, segundo o médico cervejeiro José Luiz Leal de Oliveira, provavelmente pelo efeito protetor do lúpulo e da levedura no estômago (válido apenas para as cervejas que têm estes compostos), e no intestino grosso pela prevenção da constipação intestinal devido ao seu efeito laxativo. Além disso, ainda segundo ele, a cerveja auxilia também na prevenção da anemia devido à ingestão de ácido fólico presente naquelas cervejas contendo levedura.

O consumo de cerveja pode ainda prevenir enfartes, pois pequenas quantidades de álcool reduzem bastante o risco de doenças cardíacas, além de que a cerveja serve para equilibrar o nível de colesterol, elevando o colesterol ‘bom’ (HDL) – que protege o sistema vascular – e reduz o colesterol ‘ruim’ (LDL), informa Conrad Seidl, o papa da cerveja. O consumo de cerveja ainda previne trombose e contração coronária.

Além de todas essas propriedades, a cerveja auxilia na prevenção da osteoporose. O estudo apresentado no 1º Simpósio Interna¬cional sobre a Cerveja, em Valên¬cia (Espanha), em 2003, mostrou que, segundo especialis¬tas em Epidemiologia, Nutrição e Cardiologia, o con¬sumo moderado de cerveja pode contribuir para a prevenção da os¬teoporose. Isso porque o silício con¬tido na bebida está presente na sua forma bioactiva, facilitando a sua absorção pelo organismo, além de promover a formação de minerais e colágeno. Estudo comprovado posteriormente por Manuel Rocha de Meto, que sublinhou ainda que a cerveja é a maior fonte de silício na alimentação - elemento fundamental à boa minera¬lização óssea e que ajuda a pre¬venir a osteoporose.

A cerveja ainda tem ação diurética resultante da ação do álcool sobre a atividade do rim. O aumento da diurese é recomendado em casos onde a eliminação de sais da corrente sanguínea é desejada, porém, a ingestão de cerveja não é recomendada para pessoas que apresentam dificuldade de eliminação de oxalatos, responsáveis entre outros pela dor da gota que é a consequência de alta concentração de ácido úrico no sangue, informa Alvaro.

Quantidades
Tudo bem! Já entendi que beber cerveja faz bem a saúde, mas e se eu não beber nada? Estudos comprovam que é mais saudável beber moderadamente do que não beber. Segundo o livro ‘O Catecismo da Cerveja’ da Conrad Seidl, comparado ao abstêmio, aquele que consome quantidades mínimas de álcool tem, estatisticamente, uma redução do risco de mortalidade. Um consumo de 10g de álcool por dia já reduz entre 10% e 40% o risco de mortalidade de uma pessoa saudável. Com um consumo entre 10 e 20g, o risco diminui mais ainda, começando depois a subir – quem consome entre 30 e 50g por dia, volta a ter o mesmo risco de mortalidade que uma pessoa abstêmia.

Além de Conrad, o professor berlinense Hans Hoffmeister, docente da Universidade Livre de Berlim, declaram que quem bebe moderadamente leva uma vida mais longa, além de que, quem sabe apreciar cerveja tem mais alegria de viver, sente-se melhor e é mais feliz do que os abstêmios ou aquele que bebem demais. Talvez seja por isso que normalmente se representa o bebedor de cerveja como alguém jovial, alegre e cheio de vida.

O consumo responsável e moderado de cerveja é benéfico à saúde, enquanto o consumo exagerado de álcool, além de reverter esse cenário, acrescenta inúmeros fatores prejudiciais - seja pela própria ingestão e danos aos órgãos do nosso corpo, seja pelas consequências da embriaguez, como acidentes de trânsito.
Lembrando que embora a cerveja faça realmente bem à saúde, é preciso consumi-la moderadamente. Não adianta pensar que pode beber toda a quantidade de uma semana nos dois dias do fim de semana. Nada disso!

Fonte: http://www.beerlife.com.br

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...